Manual do a-blinX

De TiXpedia
Ir para navegação Ir para pesquisar

a-blinX

Acionador Adaptativo por Piscadela



O que vem na caixa?

Ao abrir a embalagem do seu a-blinX, certifique-se de encontrar: o aparelho a-blinX (um bonito gabinete plástico), o sensor infravermelho montado num tubo metálico semi-rígido com uma presilha removível, o cabo USB tipo B, um cabo tipo P2-P2 (aquele com plugues parecidos com os de fones de ouvido) e duas presilhas extras para diferentes armações.

Ligar e piscar – é só começar!

O a-blinX possibilita usar facilmente o piscar dos olhos para controlar desde brinquedos adaptados até computadores e dispositivos de comunicação. Para isso, ele foi projetado para ser simples: nada de botões nem configurações! Para usar, basta seguir os passos abaixo:




1. Encaixe a abertura da presilha na haste direita ou esquerda dos seus óculos*, como mostra a figura.
2. Posicione o conjunto de forma que o sensor fique sob a junção entre a haste e a janela da armação, como na imagem ao lado.
3. Feche a trava da presilha para firmar o conjunto na posição desejada da haste.Se a peça ficar folgada nos seus óculos, é só usar a presilha estreita :: (veja a seção “Dicas”)
4. Coloque os óculos no rosto. O sensor deve ficar a, no máximo, 2 cm de distância da pálpebra.Se possível, passe o fio por trás da orelha para
sustentá-lo.
5. Ligue o plugue do sensor no conector frontal com a seta para cima.
6. Ligue a ponta quadrada do cabo USB no a-blinX e a ponta achatada em qualquer carregador ou fonte de 5V USB.
7. Depois do sinal sonoro de inicialização do a-blinX, experimente piscar os olhos com firmeza! Se o sensor estiver bem posicionado, você ouvirá um “bipe” durante cada piscada. Se não, tente mudar o ângulo do sensor, girando levemente o tubo até encontrar o melhor ponto de detecção. Ao girar o sensor, a sensibilidade da detecção de piscadelas varia. Assim é possível, por exemplo, fazer o a-blinX ignorar as piscadas naturais, ativando o acionador somente com piscadelas mais fortes.
8. Hora do show! Agora é só ligar uma ponta do cabo P2-P2 no a-blinX e a outra no conector P2 fêmea do dispositivo que você quiser controlar – por exemplo, o TiX, um brinquedo adaptado, etc.
Cada piscadela fecha um contato elétrico simples entre os terminais do plugue P2. O contato se mantém enquanto a piscada se mantiver.

Usando o a-blinX direto no computador

Se você quiser usar o a-blinX para controlar diretamente softwares de varredura, como o BoardmakerTM ou o Teclado Virtual do WindowsTM, não conecte o cabo P2-P2 no aparelho. Apenas ligue o a-blinX ao computador usando o cabo USB. Assim, cada piscadela detectada pelo sensor causará o mesmo efeito de um clique do botão esquerdo do mouse na tela.

Entenda as luzes do a-blinX

Se você quiser usar o a-blinX para controlar diretamente softwares de varredura, como o BoardmakerTM ou o Teclado Virtual do WindowsTM, não conecte o cabo P2-P2 no aparelho. Apenas ligue o a-blinX ao computador usando o cabo USB. Assim, cada piscadela detectada pelo sensor causará o mesmo efeito de um clique do botão esquerdo do mouse na tela.

Entenda as luzes do a-blinX

O painel do a-blinX conta com seis luzes indicativas, identificadas por ícones.

LIGADO – essa luz indica quando o a-blinX está funcionando. Ela se apaga quando o acionador é suspenso (vide seção “Suspendendo o Acionador”).
PISCADA – acende quando uma piscadela é detectada. A luz se mantém acesa enquanto a piscada se mantiver.
SENSOR – a intensidade dessa luz varia conforme o sensor capta variações na luz infravermelha refletida diante dele. Complicado? Para entender melhor a função disso, mova o dedo em frente ao sensor e veja o que acontece com esse indicador. Inclusive, isso é muito útil para verificar se está tudo bem com o a-blinX.
REPOUSO – essa luz se acende 3 segundos após a última piscadela detectada. Quando isso acontece, o utilizador pode, se quiser, colocar o a-blinX “para dormir”, ou seja, suspender a operação do acionador. Mais informações na seção “Suspendendo o Acionador”.
USB – quando ligado a um computador pelo cabo USB, indica que o a-blinX foi reconhecido pelo sistema operacional.
MOUSE CLICK – quando ligado a um computador pelo cabo USB e sem o cabo P2-P2, o a-blinX acende essa luz durante cada piscadela detectada, indicando que ele está produzindo no computador o efeito do clique do botão esquerdo de um mouse.